CONHEÇA OS MALES DO REFRIGERANTE

Refrigerante faz mal?

O refrigerante cai bem em qualquer situação: na saidinha da noite, no lanche da tarde ou no almoço. Seu sabor combina com quase todos os alimentos e são raros aqueles que não gostam dessa bebida. É também a mais pedida para refrescar-se no verão à beira da piscina ou da praia. Mas todos nós sabemos também que ingerir refrigerante frequentemente pode trazer muitos prejuízos.

A bebida
Ele é simplesmente o quinto alimento mais consumido aqui no Brasil e infelizmente, está na frente do consumo de qualquer tipo de carne, frutas ou verduras. A primeira ideia de refrigerante surgiu em 1772 com o químico Joseph Priestley e conseguiu fabricar a água gaseificada com a adição de gás carbônico no líquido. A primeira mistura de refrigerante, propriamente dito, aparece em 1871 nos Estados Unidos com o nome de Lemon’s Superior Sparkling Ginger Aleã. Nome comprido heim? Imagine-se agora chegando ao estabelecimento e fazendo um pedido desses.



Os ingredientes básicos de sua composição é a água, o açúcar, concentrados como sabor, cor, aroma, extratos e óleos essenciais. É realizado um tratamento rigoroso na água, com o exclusivo objetivo de garantir sua pureza absoluta e logo depois é adicionado, pelo menos 11% de açúcar do total dos ingredientes. Por fim são adicionados acidulantes, edulcorantes, conservantes e o dióxido de carbono.

Efeitos do Refrigerante
Não vamos pensar que o refrigerante é o grande vilão da história como costumados ouvir falar: “Você engordou porque tomou muito refrigerante”. Foi o refrigerante sim, mas adicione aí uma lista de outros alimentos que possuem alto índice glicêmico como o macarrão, pães e doces.

Todas as vezes que comemos esse tipo de alimento exigimos muito do nosso pâncreas porque ele tem que trabalhar de forma bastante rápida para metabolizar aquela alta dose de açúcar no sangue e tornar os valores da glicose normais novamente. E para os desavisados, nós temos uma produção de insulina limitada para usar durante a vida, então não gaste a sua tão rapidamente ou então você poderá adquirir o nada querido diabetes.

E você sabe como aquela gordura chega até o seu quadril ou barriga? É bem simples. Essa elevada quantidade de açúcar que o pâncreas consegue metabolizar, boa parte dela é transformada em gordura acumulada. Isso ocorre porque como o nível aumenta muito rápido não há tempo suficiente de consumirmos o açúcar, então ele vira reserva de energia. Segundo dados, uma latinha de 350 ml contém 2 colheres de sopa de açúcar, o equivalente a 30 gr.



Fique atento!
Outro problema de consumir refrigerante em excesso, e que não é muito discutido, é a grande quantidade de sódio que há nessa bebida. Ele também é responsável pelo aparecimento daqueles furinhos que incomodam tantas mulheres. O sódio é um tipo de sal e como tal ele consegue absorver grande quantidade de água, formando o edema na região dos glúteos, principalmente, e dando aquela imagem de casca de laranja.

Saber algumas pequenas informações sobre o que o refrigerante pode fazer é essencial. Por exemplo, para quem tem problemas gástricos, a ingestão de refrigerantes é contra indicado, por conta da presença de gás carbônico. Consumir mais de duas latinhas por dia pode aumentar o risco de adquirir hipertensão e eles conseguem liberar a dopamina, substância ligada à sensação de prazer.

                                                                                  (Nada Frágil)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |