12 COISAS QUE AS MULHERES PODEM APRENDER COM OS HOMENS

Descobrimos que a nossa vida podia ser tão mais feliz com um bocadinha de sabedoria masculina à mistura



1- Ser mais confiante
Se há coisa que um homem nunca admitirá, é que não sabe. O caminho, a solução, onde deixou o celular,  quando são 2 mais 2. Quando muito, já não se lembra. Mas vai lembrar a qualquer altura. Em vez de acharamos que somos uma ignorantes porque o professor de matemática do 7º ano em um incompetente e nunca soube inciar-nos nas alegrias dos algoritmos, podíamos pensar que temos imensas 'competências' (em linguagem de marketing) e que se eles não dão por isso é porque estão demasiado ocupados a contemplar o próprio umbigo, desporto que, aliás, também podíamos praticar mais (com o nosso próprio umbigo, bem entendido).

2-  Não nos preocuparmos tanto com a imagem
Um homem, quando passa em frente a um espelho, não pensa automaticamente:  ' Ó céus, que tipo tão gordo! Tão mal amanhado! Espero que ela nunca tenha reparado naquele pelo espetado do nariz! Que queixo de bruxa, herdei-o do meu avô Inácio, tadinho! Que depilação mal feita! Ai neste outono tenho mesmo que abater uns quilitros.  Eles passam, ajeitam a calça e sorriem. Era o que  todas nós devíamos fazer. Dê lá por onde der, nunca faça perguntas a um espelho. Todas nós sabemos que desde a Branca de Neve eles respondem sempre, sempre, sempreSim, minha rainha, és bela, mas a Joana Marta da contabilidade é ainda mais bela.

3- Ser mais transparente 
Eles não nos leem a mente (até porque geralmente não estão habituados a ler assim muita coisa) por isso temos mesmo de ser nós a fazer a tradição simultânea. Use menos palavras e diga o que quer, claramente.
Ele vai agradecer-lhe. Em vez de Olha, sei lá, estava aqui a pensar numa coisa, mais deixa lá, é demasiado caro e agora não temos condições de gastar dinheiro, pronto, não se pensa mais nisso, diga logo Olha, que achas de irmos passar o próximo fim de semana só nós dois a qualquer lado?’ 

4- Andar sem mala
Pronto, a verdade é que eles gabam-se de andar pela vida com uma carteira no bolso de trás das calças (e também se fartam de ser roubados, mas isto eles nunca dizem) mas depois quando querem um lenço de papel a mulher é que tem, se precisam de uma aspirina gritam não tens por aí uma aspirina?, se têm de assinar, a caneta é da mulher, e não acabam o dia sem pedir Ó querida, guarda-me aí o celular/livro/portátil na tua mala, e ainda vamos com sorte se não acrescentar, com a maior lata, ... não pesa nada e tu já estás habituada a andar com tudo atrás.  

Mas enfim. É verdade que, se ao chegar a casa fizermos a análise das coisas que usamos verdadeiramente ao longo do dia, não precisamos de metade do que levamos na mala. 

5- Não ser picuinhas 
'' Não me ligasse por quê? Já não gostas de mim? Mas quando me conhecesse ligava-me todos os dias. E mandava raminhos de flores. E sms com mensagens românticas. Comprasse gelado pra o jantar? Mas esse tem pepitas e eu não gosto. Sim, gosto de chocolate mas não gosto de pepitas. Pode ir lá troca-lo?  Não porquê, que diferença é que te faz, tem assim tanto pra fazer na vida? ''

Relaxe. Respire fundo. Nada tem assim tanta importância. Por que é que temos de controlar tudo? Por que é que achamos sempre que temos de estar aos comandos da nave?

6- Não sofrer por antecipação
 'Ai que a criança pode nascer torta! O carro pode estampar-se noutro carro! A Troica pode pedir metade do meu ordenado! O meu ordenado todo! Posso nunca encontrar o amor da minha vida! Vou-me chatear horrores na festa. A minha mãe vai morrer com Alzheimer! Eu própria de certeza que vou acabar diabética!'

Não estresse: logo se vê, dizem eles, o que nos estressa ainda mais, mas do facto têm razão. Porque sofrer por qualquer coisa que ainda não aconteceu? 


7- Ser mais prática 
O esquentador pifou? O carro não arranca? O dinheiro não dá pra udo? O seu namorado moi-lhe o juízo? 

Em vez de levar as mãos a cabeça e pensar ' mas por que é que não me casei com o Zé aos 19 anos e fiquei 
em casa, a fazer renda, que tinha agora uma santa vida, 3 filhos...', pense em formas de resolver o problema.

8- Ir à luta
' Yes, You Can', dizia o Obama. Não se sabe se ainda acha a mesma coisa, mas lá que os homens se atiram de cabeça mais vezes do que nós, atiram. Acha que merece mais, que queria mais coisas da vida? Então atire-se! Lute pelo que quer, por quem quer, e pelo merece. 

9- Não levar tudo a peito
' O chefe não gostou do meu trabalho? Ai eu sabia que ele não ia com minha cara! Ai tive a certeza disso desde a primeira vez que ele me disse ' ó Joana, podia por favor acabar-me o relatório até amanhã?' Via-se logo que ele não me gramava!' Sim, há quem embirre com a nossa cara (há sempre...), mas aprende a não inventar problemas onde eles não existem

10- Ser uma mãe mais descontraída 
' Ó Tiaguinho, olha que tu cai! Ai olha que se não levar o casaco vai pegar um pneumonia e morres! Ai que vais partir uma perna! Ou as duas! Ai não saia de casa que pode ser atropelado ou sequestrado! Ai não corra tanto que te cansa, não ande descalço que se corta! ' Não é ser desleixada (os homens também caem no extremo oposto) mas podíamos aprender com os pais a sermos mais descontraídos com os filhos. 

11- Diverti-se mais 
Eles jogam Fifa, saem com os amigos, bebem uns copos, vão ao ginásio e airam as almofadas de ioga uns aos ouros... E por que? Porque acham que merecem. Afinal, já fizeram seu trabalho, bem podem descansar. Nós, quando tiramos 10 minutos para ligar à melhor amiga, achamos logo que são 10min roubados aos filhos/louça/mão/mãe/gato/marido/revolução. 

Podíamos aprender com eles a relaxar mais, a perceber que só temos uma vida e que temos de vivê-la bem, e que se não fomos egoístas de vez em quando, em última análise quem vai pagá-las são os tais 'outros' a quem somos teoricamente dedicadas. 

12-Ser mais narcisista 
Passamos a vida a lamentar de que penamos demais nos outros. Não só geralmente não é verdade, como corresponde ao péssimo hábito de fazemos as coisas à espera de retribuição alheia, coisas que, na maioria das vezes, os outros nem nos pediram. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |