MANUAL PRA TER O CABELO DOS SONHOS


Lava, seca, corta...

Pergunta. Por que o cabelo fica mais bonito quando lavo no salão?
Resposta. Porque os profissionais seguem certas etapas. A primeira é adequar a temperatura da água, que não deve ser muito quente. Na hora do xampu, eles espalham primeiro na palma das mãos e depois passam pelos fios. Assim evitam que uma parte fique com acúmulo de resíduos. Enquanto lavam, massageiam o couro cabeludo, o que ativa a circulação. O mais importante: enxáguam - tanto o xampu quanto o condicionador - com muita água. E antes de aplicar o creme retiram o excesso de umidade para que os princípios ativos se fixem melhor no cabelo.
P. Como consigo mais brilho no cabelo?
R. "Os sprays de brilho funcionam bem", diz Luciano Cassolari, do L'Officiel. "Vale também usar água fria durante a lavagem. Ela ajuda a fechar a cutícula do fio, aumentando a área de reflexo da luz."
P. Tenho muito cabelo, e ele ainda é grosso. Qual o jeito correto de secá-lo para evitar que arme?
R. A dica de Marco Antônio de Biaggi, do M.G. HAIR, é passar o secador nos fios, indo de cima para baixo. Além disso, ele aconselha usar um redutor de volume antes de fazer a escova.
P. Normalmente passo o xampu apenas uma vez, mas vejo que no salão os profissionais repetem duas vezes. Devo fazer o mesmo?
R. "Se você lava o cabelo apenas uma ou duas vezes por semana, é preciso repetir", ensina Marco Antônio. "A primeira lavada serve para tirar a oleosidade dos fios, e a segunda vai limpar profundamente."
P. Dá para prevenir o aparecimento de pontas duplas?
R. "O correto é cortar as pontas de três em três meses, assim elas não abrem", ensina Marco Antônio. Além disso, fazer hidratação uma vez por mês ajuda a fortalecer os fios. "Para disfarçar o problema temporariamente, use reparadores de pontas. Eles selam as cutículas."
P. Dá para evitar o ressecamento no verão?
R. O ideal é fazer hidratação, em casa mesmo, pelo menos uma vez por semana. Outra boa dica é passar um condicionador termoativado nos fios antes de ir para a praia. O calor do sol potencializará o efeito do produto.
P. De quanto em quanto tempo devo acertar meu corte?
R. "A melhor maneira de descobrir isso é prestando atenção nos fios", explica Cassolari. "Se você começa a sentir dificuldade para arrumá-los, a franja vem para a frente a todo instante, falta aquele balanço de antes... está na hora de encarar a tesoura novamente." Agora, Marco Antônio alerta: quando cortado com um bom profissional, dura até seis meses.
P. E se eu resolver deixar o cabelo crescer: passar um ano longe da tesoura vai agilizar o resultado?
R. Não. Para ele crescer bonito, com forma, é necessário aparar as pontas a cada três meses.Senão, elas enfraquecem e quebram.
P. O que fazer para deixar os caracóis mais soltos e bonitos?
R. Marco Antônio ensina: "Passe um modelador de cachos no cabelo bem molhado e vá apertando com uma toalha das pontas em direção à raiz até retirar toda a umidade. Então, espere secar naturalmente ou use o difusor".
P. Lavar o cabelo secar com secador todos os dias faz mal?
R. "Não, desde que você passe o xampu apenas uma vez. e não se esqueça de aplicar um produto para proteger do calor do secador", recomenda Marco Antônio. "Pode ser leave-in ou finalizador - termoativado, de preferência."

Cores em você

P. Que tons estão em alta?
R. Os loiros são os preferidos para o verão, pois casam com a pele bronzeada. As mechas largas, em diferentes nuances, e com as pontas mais claras são tendência.
P. Lavar diariamente o cabelo tingido faz a cor sair mais rápido?
R. Segundo Juha Antero, colorista do M.G. Hair, sim. "Além das lavagens frequentes, o sol também contribui para o desbotamento. Os loiros ficam amarelados; os castanhos, avermelhados; e os vermelhos, alaranjados."
P. Quais tonalidades "apagam" com mais facilidade?
R. "Os avermelhados, especialmente no verão", diz Luciano Cassolari. Isso porque as moléculas da tinta vermelha são maiores e mais fáceis de se desfazer. Normalmente, em 15 dias os ruivos estão pedindo um retoque.
P. Tinturas e tonalizantes comprados em supermercados agridem mais os fios do que os usados no salão?
R. Juha diz que não. Mas ele recomenda: "Sempre que for aplicar qualquer química no cabelo, procure um profissional antes e pergunte se a escolhida é a mais adequada a você".
P. Qual a diferença entre os reflexos feitos com papel e os com touca?
R. Quando é usada apenas uma cor, pode-se optar pela touca. Agora, se são empregadas várias tonalidades, o papel acaba sendo o recurso acertado, por permitir ao profissional ver os lugares em que está aplicando cada tom.
P. De quanto em quanto tempo devo retocar a raiz?
R. Isso depende do crescimento do fio. Se você tem mechas, luzes ou reflexos, o ideal é que o retoque seja feito a cada três meses. "Se é tintura, o retorno costuma ser mensal", diz Juha.
P. O que resseca mais o cabelo: luzes ou tintura?
R. "Depende muito do produto utilizado. Falando de forma geral, as luzes acabam ressecando mais, pois é preciso descolorir os fios", fala Juha.
P. Para clarear, preciso descolorir antes?
R. "Se você é morena e quer ficar loiríssima, sim", diz Juha. Entretanto, o expert explica que é possível deixar o cabelo mais claro fazendo luzes, mechas ou tintura com um ou dois tons abaixo do original. Aí não precisa descolorir.
P. Não gostei da nova cor. E agora, quando poderei pintar novamente?
R. Juha recomenda às suas clientes que não lavem o cabelo por 48 horas depois da aplicação da tinta, para ela fixar melhor. Portanto, se não gostou, quanto antes trocar, melhor - de preferência no mesmo dia. Antes, porém, ele aconselha lavar e secar os fios para você se certificar de que realmente não aprovou o resultado.
P. Meu cabelo vai ficar com a cor indicada na embalagem da tintura?
R. Não exatamente. "Os fios virgens, que nunca foram tingidos, têm mais chances de se aproximar do tom indicado na caixinha do produto", explica Juha. "Entretanto, os resíduos de aplicações anteriores certamente vão interferir no resultado final".
P. Depois que fiquei loira, meus fios se tornaram quebradiços e secos. O que faço para recuperá-los?
R. Juha acredita que você deve estar sobrecarregando as extremidades com a tintura - por isso o ressecamento. "O ideal é cortar as pontas secas e passar a hidratar o cabelo toda semana, no salão ou em casa", aconselha.
P. Preciso comprar xampu e condicionador de marca cara para manter a cor do meu cabelo?
R. "Os produtos não precisam necessariamente ser caros. Existem ótimas marcas, de qualidade e com preço em conta. O ideal é conversar com o seu cabeleireiro e pedir uma indicação", garante Juha.
P. Qual o maior cuidado ao tingir o cabelo em casa?
R. "A aplicação da tintura é relativamente fácil. o maior perigo: errar na escolha da cor e deixar o cabelo manchado", Alerta Juha.

Alisa, estica, puxa...

P. Verdade que a escova progressiva é prejudicial à saúde?
R. Se ela for à base de formol, faz mal, sim. Essa substância, quando usada numa concentração acima de 0,2%, causa dor de cabeça, irritação nos olhos e no nariz, vertigem e dificuldade para respirar. Em caso de exposição por longos períodos, há riscos de dermatite, conjuntivite e rachaduras na pele. Por isso, o mais seguro é optar pelas técnicas que levam amônia ou guanidina
P. Qual a diferença entre escova progressiva e alisamento japonês?
R. A primeira é temporária (pode durar de 45 dias a três meses), porque cria apenas uma capa nos fios, e funciona melhor para diminuir o volume e dar uma alisada sutil. Já a segunda é definitiva, pois a substância entra no córtex do fio e realinha a queratina, ou seja, muda a estrutura dos fios. Só sai à medida que o cabelo cresce e é cortado.
P. De quanto em quanto tempo posso fazer a escova progressiva?
R. No mínimo, a cada quatro meses. Menos do que isso os fios ficam sobrecarregados com a química e enfraquecidos.
P. Depois que alisei o cabelo, ele perdeu um pouco do brilho e da maciez. Existe alguma forma de recuperar isso?
R. "Aplique um pouco de defrisante ou amaciante temporário nos fios úmidos, antes de fazer a escova. Seu cabelo vai ficar luminoso", explica Marco Antônio.
P. Depois de lavar o cabelo, tenho de fazer uma escovinha básica na franja. Qual a alternativa para facilitar a vida?
R. Você pode alisar apenas essa parte - e a técnica vai depender do seu tipo de cabelo. É fácil, rápido e prático.
P. O alongamento prejudica os fios?
R. Se for feito com as técnicas atuais, à base de queratina, não. Segundo Marco Antônio, essa proteína protege o fio, não deixando que resíduos de finalizadores ou de xampu se acumulem sobre ele.
P. Existe alguma contra-indicação para essa técnica?
R. O expert desaconselha o alongamento para quem tem fios muito curtos (estilo joãozinho) ou tendência à queda, pois o peso da extensão acelera o processo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |