COMO LAVAR O CABELO CORRETAMENTE


Ter um cabelo lindo, macio e com balanço requer muitos cuidados, fazer pelo menos uma hidratação por semana é indispensável, usar um bom reparador de pontas e usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo é a maneira correta de começar os primeiros cuidados. Mas de que adianta tudo isso se o cabelo continuar sujo mesmo depois da lavagem? Não há cabelo que aguente os resíduos que podem ficar nos fios depois da lavagem, eles ficam sem brilho, sem vida e quebradiços.


Começando pelo básico, a temperatura da água deve ser quente ou fria de acordo com o momento da lavagem. No início, o ideal é usar água quente ou morna de preferência, já que água com temperaturas muito elevadas podem causar danos aos fios e deixá-los ressecados. A água aquecida abre a fibra capilar e permite que o produto penetre no interior dos fios. Já para finalizar, o melhor é usar água fria ou temperatura ambiente para fechar os fios e evitar o frizz.

O xampu pode fazer uma grande diferença. Tem muita gente por aí que pensa que fazendo espuma o cabelo já está limpo. É melhor você fugir desses produtos, pois quanto mais espuma faz, mais sal tem e mais ressecado o seu cabelo ficará. E também não precisa exagerar na quantidade, um cabelo bem lavado não precisa de muito xampu.

Outro detalhe é lavar o cabelo por etapas: primeiro lave o couro cabeludo com movimentos circulares para remover a sujeira da raiz, enxágue e só depois lave o comprimento. Observe que quando você lavou a raiz, a sujeira que estava lá desceu e se você lavar tudo de uma única vez, a sujeira ainda irá permanecer.

Passando para o condicionador a regra deve ser seguida: nada de exageros. Já ouvi várias pessoas dizendo que não retiram todo o conteúdo do condicionador porque isso hidrata o cabelo. Isso é completamente errado! Não façam isso em hipótese alguma. O primeiro ponto é não passar o condicionador na raiz, ele fica mais difícil de tirar na hora da lavagem e depois de seco pode trazer grandes problemas como dermatite e proliferação de fungos. Como consequência, seu cabelo pode apodrecer e começar a quebrar já na raiz.


Agora vem o momento de secar o cabelo. Em primeiro lugar, os fios não são uma roupa para que você possa torcê-los. Esses movimentos deixam o cabelo mais vulnerável à quebras e à formação de frizz. O correto é usar a toalha e ir apertando os fios até que todo o excesso de umidade tenha ido embora. Se você vai usar o secador é melhor passar um leavi-in com proteção térmica evitando que o cabelo se danifique pelo excesso de calor e deixando os fios em seus devidos lugares.

Cuide muito bem do seu cabelo, ele é a moldura do seu rosto e o encanto de muitas mulheres. Outra dica importante é não deixar o produto mais que o tempo necessário: se o rótulo diz que deve ser aplicado por apenas 2 minutos, então respeite esse tempo. Deixar o produto por mais tempo pensando que o efeito será melhor é um grande erro. Pode acontecer justamente o contrário e seu cabelo sofrerá as consequências.

                                                                                                                        (Nada Frágil) 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |