SOBRE O ANTICONCEPCIONAL


Meninas hoje vou falar um pouco sobre a pílula anticoncepcional,dar algumas dicas pra quem ainda tem dúvidas sobre ele.
A pílula anticoncepcional é um remédio a base de hormônios que deve ser tomado diariamente e tem 98% de eficácia contra a gravidez indesejada.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez
Para tomar o anticoncepcional corretamente desde a primeira vez, tome o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e tome 1 pílula por dia e no mesmo horário até o fim da cartela.

Quando a cartela do anticoncepcional acabar, deve-se esperar 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela. Isso vale para anticoncepcionais com 21 comprimidos. Durante este pausa de 7 dias a mulher deverá ficar menstruada. Mas é importante iniciar a nova cartela no 8º dia de pausa, mesmo que a menstruação ainda não tenha acabado.

A menstruação de quem toma anticoncepcional costuma durar de 3 a 4 dias e causa menos cólica e um fluxo sanguíneo em menor quantidade.

Também tem o anticonpecional com 28 pilulas que é pra tomar sem pausa, e tem 4 comprimidos amarelinhos que é o período que a menstruação deve vim.

O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional
Se esquecer de tomar o anticoncepcional, deve-se tomá-lo logo que lembrar, se este esquecimento for igual ou inferior a 12 horas.

QUAL É A MELHOR PÍLULA ANTICONCEPCIONAL?
Não existe a melhor pílula anticoncepcional. Existe a pílula anticoncepcional mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor para todas as mulheres.

Algumas pílulas podem ocasionar dores de cabeça ou outros efeitos colaterais em quem as toma. Por isso, os médicos geralmente acompanham o início do tratamento para conseguir, junto à mulher, escolher a pílula ideal para ela.

Em alguns casos é necessário experimentar pílulas de laboratórios e quantidades hormonais diferentes. Se pretende iniciar o uso deste métido, consulte o ginecologista para que ele receite a melhor pílula anticoncepcional para você.

BENEFÍCIOS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual. Confira mais utilidades e benefícios da pílula anticoncepcional para a mulher:

Beleza: o uso da pílula diminui a acne e ajuda a reduzir a queda de cabelo, pois controla os hormônios; deixa a pele mais sedosa com o aumento da produção de colágeno e pode até mesmo melhorar a aparência das estrias.

Saúde da mulher: a pílula ajuda a amenizar os sintomas da menopausa; pode proteger o ovário dos cistos; reduz o risco de gravidez ectópica quando usado regularmente; alivia os sintomas relacionados à endometriose e pesquisas mostram que há um determinado tipo de pílula que pode auxiliar no tratamento de miomas.

Bem-estar: neste sentido, tomar a pílula significa humor mais equilibrado e melhor capacidade de memorização; e há também tipos específicos de pílulas que ajudam a combater a depressão e aumentar a libido, segundo estudos.

Prevenção: o uso da pílula pode diminuir as chances de deficiência de ferro no organismo (anemia) e pode, ainda, reduzir os riscos de doenças cardíacas.

Câncer: Pesquisadores afirmam também que o uso da pílula pode diminuir as chances de câncer de ovários, intestino e útero, mas em contrapartida, outras pesquisas demonstram que a pílula pode aumentar o risco de câncer de mama e de colo do útero.

Outros benefícios associados ao uso da pílula incluem a perda de peso, segundo uma pesquisa americana. Além disso, acredita-se também que a pílula possa influenciar até mesmo na longevidade da mulher, aumentando-a. Mas, como qualquer medicamento, ele pode ter efeitos que variam de organismo a organismo, por isso é importante tomar a pílula somente sob orientação médica.

MEDICAMENTOS QUE INTERFEREM NA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL
Alguns medicamentos possuem o poder de diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaja tomando algum deles entre em contato com seu médico. Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são: amoxicilina, minocilina, oxacilina, fenitoina, topiramato, primidona e metronidazol.

Para saber quais são estes remédios que interferem no efeito da sua pílula anticoncepcional, leia tanto a bula do anticoncepcional quanto a bula do remédio em questão, no tópico que trata das interações medicamentosas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Bianca Pimentel |