MITOS E VERDADES: EXISTE SHAMPOO “SEM SAL”?

A tempos fomos induzidas a condenar de uma vez por todas o chamado cloreto de sódio da composição dos nossos shampoos! quem possui tintura no cabelo então, passa longe de qualquer produto que não tenha na embalagem a inscrição: “Não contém sal”. E porque isso aconteceu? A maior explicação tem relação com a água do mar que possui uma grande concentração de sol e não faz bem para os cabelos! E diga se de passagem, essa última afirmação tem muito sentido! Um mergulho no mar é capaz de ocasionar o depósito de sal nos fios sem proteção, o que levaria a um quadro crítico de ressecamento!



Okay, até aí a história faz sentido! Mas porque afinal o sal é ou era utilizado nas fórmulas dos shampoos se faz tão mal aos cabelos? O cloreto de sódio é um componente que resulta das reações químicas que acontecem na formulação de um “detergente” próprio para limpar o cabelo e o couro cabeludo! E essa reação é extremamente necessária para que o produto atinja o seu objetivo e consiga fazer com que a água se junte à gordura da sujeira fazendo com que ela saia do cabelo. Sem essa reação os cabelos não ficariam livres da sujeira, porque não é novidade para ninguém que água não se mistura com óleo! Outra função importante do cloreto de sódio na fórmula do shampoo é fazer com que ele seja viscoso, de consistência firme e por isso mais aderente aos fios! Um shampoo que não tivesse esse tipo de reação seria como água e escorreria por entre os seus dedos!

Depois de toda essa explicação você poderia até ter ficado grata ao cloreto de sódio, se não fosse a informação de que apesar dos pesares ele ainda faz mal ao cabelo! Mas calma que ainda não terminamos! O sal de fato faz mal aos cabelos, mas isso só acontece quando ele fica depositado nos fios! E para que isso aconteça é necessário que o fio esteja desprotegido, coisa que qualquer shampoo que se preza não permite que aconteça! Esse é o grande triunfo dos shampoos que se dizem “sem sal”… neles contém agentes que impedem que o cloreto de sódio penetre no fio e lá permaneça! O que não acontece por exemplo se você mergulhar no mar… aí sim o seu cabelo irá sentir os malefícios do sal! Mas até para isso tem solução… existem uma série de cremes sem enxague que fornecem proteção aos fios para que você possa curtir o verão na praia sem medo! E quanto aos shampoos sem sal… não leve ao pé da letra e não acredite que eles de fato não possuem sal! Isso é um mito!!!

2 comentários:

  1. Oi, Madu
    Eu só uso shampoo sem sal... é um pouco mais caros que os outros, mas vejo que o cabelo fica melhor.

    Beijos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, é? Acho que nunca usei sem sal, obrigada pela dica também.
      beijos.

      Excluir

 
Layout feito por Bianca Pimentel |