Ter cabelos bonitos, sedosos e arrumados é o sonho de toda mulher, mas esse sonho acaba sendo devastado quando as indesejáveis caspas resolvem aparecer. Esses pontinhos brancos que insistem em cair sobre as roupas escuras e causar vexame são manifestações do couro cabeludo sobre algum fator proeminente, como alterações hormonais, por exemplo. Para nossa sorte, existem tratamentos caseiros bem simples que ajudam a acabar com a caspa, contudo é importante dar atenção à fonte do problema também. Procure um dermatologista em casos mais acentuados.
O que é a caspa e quais suas causas?
A caspa também é conhecida como seborreia ou dermatite seborreica. Ela costuma se manifestar mais comumente no couro cabeludo, entretanto pode aparecer na sobrancelha, proximidades do nariz, atrás e dentro das orelhas, região do busto, na virilha e em outros locais do corpo, regiões produtoras de sebo. Os pontinhos brancos nada mais são do que células epiteliais sem vida, portanto é um grande mito dizer que as caspas são a mesma coisa das lêndeas (ovinhos dos piolhos). Em muitos casos a descamação da pele causa coceiras, além de caírem nas roupas e deixando a ideia de que a pessoa não tem higiene. Outro quase mito é o de que caspa é sinônimo de falta de higiene, visto que existem diversas outras causas.
- Estresse
- Alimentação inadequada
- Pele muito seca ou oleosa demais
- Produtos químicos
- Fungos
- Alterações nos hormônios
- Mau funcionamento intestinal
- Frio excessivo do inverno
Tratamentos naturais para caspa
- Abacate: Asse a polpa do abacate, esprema em um pano fino e limpo, extraindo seu óleo. Esfregue esse óleo no couro cabeludo duas vezes ao dia.
- Maçã: Parta uma maçã em cubinhos médios e os coloque em uma panela. Leve para o fogo e espere levantar fervura, então desligue o fogo e espere que amorne ou esfrie. Enxágue o cabelo fazendo uma leve massagem com as pontas dos dedos e deixe o suco agindo na cabeça por cerca de 20 minutos. Lave o cabelo como de costume depois.
- Carqueja: O chá da carqueja é um grande aliado no combate às caspas. Com 20 gramas das folhas de carqueja acrescente um litro de água e deixe ferver. Quando pronto, deixe esfriar e tome 4 xícaras durante o dia. Para armazenar, basta conservar em uma garrafinha na geladeira.
- Beterraba: Ferva fatias de beterraba e espere o líquido esfriar por 10 minutos. Use essa água para enxaguar o couro cabeludo, massageando-o levemente com as pontas dos dedos (sem usar as unhas).
- Infusão de ervas: Com uma colher de chá de confrei, alecrim, urtiga e 200 gramas de hamamélis, faça uma infusão de 5 dias dessas ervas (frescas ou secas). Passados os cinco dias em infusão, massageie o couro cabeludo após a lavagem dos cabelos. Deixe a infusão agindo por alguns minutos e, por fim, enxágue com água fria.
- Óleos: Misture duas gotas de óleo de limão, de cedro e de alecrim juntamente com uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Aplique a mistura no couro cabeludo fazendo uma massagem. Duas horas depois, enxágue.
0 comentários:
Postar um comentário